Vigília no Santuário Nacional dá início à celebração dos 300 anos de Aparecida com a juventude

Vigília no Santuário Nacional dá início à celebração dos 300 anos de Aparecida com a juventude

3001

Para celebrar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a Comissão Episcopal Pastoral para Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promove o projeto “300 anos de bênçãos: com a mãe Aparecida, juventude em missão”. Uma das primeiras ações será uma vigília no Santuário Nacional, voltada aos jovens, nos dias 18 e 19 de abril.

A abertura do projeto acontece na noite do dia 18, com uma acolhida às 23h e segue com a vigília, que iniciará com uma peça teatral a qual encenará o encontro da imagem nas águas do rio Paraíba. Após a apresentação, jovens representantes de todas as dioceses do Brasil farão uma procissão que sairá do subsolo da Basílica até o altar, com cartazes que revelam suas intenções e anseios.

Um dos momentos mais esperados é a oração do terço, no qual serão meditados os mistérios gozosos. Ao longo da oração mariana, se intercalarão leituras bíblicas, pregações de bispos, encenações e testemunhos de jovens de movimentos, congregações, pastorais, novas comunidades e grupos paroquiais.

Após o terço, às 5h, acontece uma adoração ao Santíssimo Sacramento e o encerramento das atividades será com a missa de envio, às 11h, com a procissão dos bispos e jovens desde o centro de eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida até o Santuário, com a imagem de Nossa Senhora.

A comissão espera uma adesão marcante dos jovens, seja presencialmente, pela mídia tradicional, ou nas redes sociais. “Depois, cada setor diocesano de juventude deve se apropriar do projeto e se mobilizar para implantá-lo em suas dioceses”, aponta o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude, padre Antônio Ramos.

Os grupos que desejarem podem formar suas caravanas e ir a Aparecida participar da Vigília, de forma livre. A Comissão explica que não está organizando os grupos.

Projeto

A celebração dos 300 anos de Aparecida com é uma iniciativa da coordenação do Santuário Nacional, bem como, do Conselho Pastoral da CNBB (Consep). O Projeto de evangelização para a juventude é inspirado pelo dinamismo da peregrinação dos símbolos da JMJ, que aconteceu em preparação para a Jornada Mundial da Juventude, e se desenvolverá a partir da peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas dioceses brasileiras entre 2015 a 2017.

De acordo com o assessor, a ideia de uma programação que contemple o jovem surgiu de uma reunião da coordenação nacional da Pastoral Juvenil, onde se observou a necessidade de se dar continuidade ao projeto de revitalização, e fomentar o espírito de missão, assim como aconteceu no Bote Fé, que antecedeu a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), Rio 2013.

Ele explica que o trabalho da Comissão para esses 300 anos parte dos três eixos propostos pelo Encontro Nacional de Revitalização, que aconteceu em 2013: missão, capacitação e estrutura de acompanhamento.

Para cada eixo, serão formulados subsídios e dinâmicas de diferentes formatos, que se completam. “Esperamos dar continuidade ao projeto de revitalização e chegar em 2017 mais fortalecidos na Evangelização da juventude”, destaca o assessor.

Confira aqui a programação da vigília para os jovens:

300

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email