Sucessor de Dom Bosco envia mensagem aos jovens do Brasil

Sucessor de Dom Bosco envia mensagem aos jovens do Brasil

Reitor-Mor com os formandos salesianos no Encontro Nacional dos Formandos.

Reitor-Mor com os formandos salesianos no Encontro Nacional dos Formandos.

O reitor-mor dos salesianos, padre Ángel Fernández Artime, visitou o Brasil no último fim de semana para participar do Encontro Nacional dos Formandos, que foi encerrado neste domingo, 26. em Niterói (RJ), primeira cidade de presença salesiana no país. Em seguida, de 27 de julho a 2 de agosto, estará em visita de animação pelo Chile.

O evento em Niterói reuniu mais de 200 participantes, entre formandos e formadores salesianos, do pré-noviciado até a teologia. Além do reitor-mor, estavam presentes os seis inspetores das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco no Brasil.

Os Encontro Nacional dos Formandos teve como objetivos renovar vocacionalmente a caminhada formativa dos que estão na fase de formação inicial; marcar a celebração do bicentenário de nascimento de Dom Bosco como uma manifestação significativa no caminho formativo existente no Brasil; corresponder aos estímulos da congregação de proporcionar ricas experiências de partilha e enriquecimento no campo da formação; e fomentar a corresponsabilidade formativa nos formandos através da valorização do seu protagonismo.

O jovem formando Cesar Almeida, 23 anos, contou para os Jovens Conectados a experiência vivida nestes dias de encontro:

Novo reitor-mor da Família Salesiana

Padre Fernández Artime, 53 anos, nasceu, em 21 de agosto de 1960, em Gozón-Luanco (Espanha). Sua ordenação sacerdotal foi em 4 de julho de 1987. Originário da Inspetoria de Leão, foi Delegado da PJ, Diretor da escola de Ourense, membro do Conselho e Vigário Inspetorial e, de 2000 a 2006, Inspetor de Leão. Ele é graduado em Teologia Pastoral e Licenciado em Filosofia e Pedagogia.

O novo sucessor de Dom Bosco também foi membro da comissão técnica que preparou o Capítulo Geral 26. Em 2009, foi nomeado Inspetor da Argentina Sul, cargo que manteve até agora. Em virtude dessa atribuição, teve também a oportunidade de conhecer e colaborar pessoalmente com o então arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, hoje Papa Francisco. Em março de 2015 foi nomeado reitor-mor dos salesianos.

Confira o vídeo especial para você:

[youtube_sc url=”https://youtu.be/rxgr3ZbJDiU”]

Por Layla Kamila, com informações da Inspetoria São João Bosco
Áudio e Vídeo: João Rigobello

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email