Símbolos da JMJ emocionam jovens da Prelazia de Cametá (PA)

Símbolos da JMJ emocionam jovens da Prelazia de Cametá (PA)

cameta_cirio_jmj

A acolhida foi na paróquia Santa Rita de Cássia na Vila Permanente, onde houve orações e, em seguida, uma carreata pelas ruas da cidade com o corpo de bombeiro em direção à igreja de Nossa Senhora da Conceição, a mais antiga da cidade e dedicada à padroeira de Tucuruí, para a vigília com os jovens.

Às 7 da manhã começou missa do Círio de Nazaré com nosso o bispo diocesano, dom Jesus Berdonces. Uma multidão de 70 mil pessoas seguiu em caminhada a partir das 8h da manhã nesse grande momento de fé, sem dúvida o Círio mais bonito e mais grandioso da cidade.
Promessa

Os jovens carregaram os símbolos da JMJ por todo percurso do Círio, o momento mais emocionante foi quando dez jovens mulheres quiseram carregar o Ícone de Nossa Senhora para pagar uma promessa e todas sentiram a emoção. Durante todo tempo que carregaram as suas lágrimas caiam.

O final da procissão foi às 11h30 com as benções de dom Jesus. O destino seguinte foi a paróquia Sagrado Coração de Jesus, com louvores, orações e palestras até as 18h. A partir daí, nova romaria pelas ruas da cidade com a Cruz e o Ícone de Maria carregados pelos jovens em direção às escadarias da igreja Santo Antônio onde cerca de 5 mil pessoas esperavam essa romaria para a missa.

Uma missa campal dedicada à juventude foi celebrada às 19h30. Após a missa, uma banda e o cantor Francimar animaram os jovens até às 23h30 para os símbolos serem levados à Macapá, capital do Amapá.

Foi apenas um dia com a Cruz e o Ícone da JMJ, mas ele foi vivido intensamente e pareceu ser uma semana. Cerca de 90% do clero da prelazia, que é composta por dez cidades, participou do evento e, aproximadamente, 700 jovens de outros municípios da prelazia também acompanharam a peregrinação.

Tudo aconteceu graças ao trabalho dos jovens que tomaram as decisões e correram atrás. A semente foi plantada no coração da juventude, ficou um pouquinho de quero mais, ficou a vontade de poder carregar de novo a vontade de tirar a ultima foto, mas ficou a vontade de ir ao Rio de Janeiro. A mensagem da Cruz e do Ícone deixados em nossa cidade foi “Despertai jovens, não tenham medo de anunciar o Cristo” e a frase mais falada foi “eu acredito na juventude”.

Por Leandro Veiga de Souza, da Prelazia de Cametá

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email