Semana Nacional da Família vai até dia 18

Semana Nacional da Família vai até dia 18

“A Transmissão e a Educação da Fé cristã na Família” é o tema, deste ano, para a Semana Nacional da Família, comemorada de 12 a 18 de agosto de 2013.

O tema leva em conta a responsabilidade dos pais e também o Ano da Fé, instituído pelo Papa emérito Bento XVI. Está em consonância também com a Campanha da Fraternidade e a Jornada Mundial da Juventude.

Devemos refletir sobre o papel dos pais, os desafios que se apresentam, os valores que permanecem, a educação pela presença dos pais com fortaleza e docilidade, a iniciação cristã como educação para a felicidade e, por fim, procuremos elaborar um projeto de vida pessoal e familiar.

Os subtemas, elaborados pela CNBB, desejam provocar e desafiar os pais a assumirem, cada vez mais, a missão de primeiros e autênticos transmissores e educadores da fé cristã.

Atraídos por Jesus Cristo, os pais são convocados por Ele ao anúncio do Evangelho, com um mandato que é sempre novo, uma nova evangelização para descobrir novamente a alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé.

Na descoberta diária do amor, a família ganha força e vigor no compromisso missionário que jamais pode faltar.

A fé na família cresce quando é vivida como experiência de um amor recebido e comunicada como experiência de graça e de alegria.

Programaram-se sete encontros que poderão ser estendidos para ocasiões comemorativas e sugeridas em organizações de celebrações em outros ambientes que vão além da comunidade eclesial, tais como escolas, universidades, fábricas, escritórios etc.

Seria bom que toda família cristã participasse desse momento de evangelização, o qual começa no ambiente paroquial e deve se espalhar por todos os ambientes em que vivemos.

Deus é família: Pai, Filho e Espírito Santo, pessoas que vivem em comunhão. Unidos pela fé, também formamos uma família, a Igreja.

O Senhor nos fez à Sua semelhança e espera que preservemos esses valores. É hora de renovarmos nossa fé, vivendo-a com maior decisão e empenho.

Vamos todos, homens e mulheres cristãs! Que todos e cada um dê a sua colaboração para fazermos com que as famílias cristãs cresçam, como Jesus, em idade, sabedoria e graça diante de Deus!

Dom Eurico dos Santos Veloso 

Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)

Do site da Canção Nova

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email