Romaria reúne mais de 25 mil jovens no Maranhão

Romaria reúne mais de 25 mil jovens no Maranhão

romaria da juventude do Maranhao

Desde as primeiras horas do dia 16 de agosto, uma grade movimentação de jovens teve início na cidade Balsas, no estado do Maranhão. Caravanas das 12 dioceses que compõem o regional Nordeste V da CNBB e dos vizinhos estados dos Piauí e Tocantins, se dirigiam a Balsas para participarem da 8ª Romaria Estadual da Juventude, organizada pela Pastoral da Juventude do Maranhão.

Em todas as edições da Romaria, um tema de grande relevância é abordado, e dessa vez a escolha foi trabalhar a temática da campanha nacional contra a violência e o extermínio de jovens, desenvolvida pelas pastorais da juventude do Brasil desde 2009. Assim, esta edição da romaria, teve como tema: Juventude em marcha pela vida: chega de violência e extermínio de jovens e o lema: “o meu desejo é a vida do meu povo” (Est 7, 3b).

Discutir esta temática é importante, segundo os organizadores, pois temos observado no Brasil, e particularmente no estado do Maranhão, temos observado uma crescente mortalidade da juventude com idade entre 15 e 29 anos, a juventude é alvo da máquina de extermínio que o estado brasileiro tem se transformado, o extermínio denunciado vai além da sua configuração física, além do seu mais alto grau que é a morte. A juventude é exterminada e violentada todas as vezes que lhe são negados direitos básicos e essenciais como moradia, educação de qualidade, saúde, trabalho e renda, cultura e lazer. Precisamos lutar por políticas públicas que promovam a vida da nossa juventude, a juventude quer viver. Não podemos fechar nossos olhos, nossos ouvidos e nossa boca para este clamor da juventude de nosso Maranhão, de nosso Brasil.

O evento teve início por volta das 18h do dia 16 de agosto com apresentações realizadas pela juventude de Balsas e alguns pronunciamentos da coordenação e assessoria regional da pastoral da juventude. Às 22h aconteceu a celebração Eucarística presidida por Dom Vilsom Basso (bispo da Diocese de Caxias- MA, referencial da juventude do Maranhão e membro da Comissão Episcopal para Juventude da CNBB) e co-celebrada por bispos e padres de várias dioceses do estado.

Segundo Dom Enemésio, bispo de Balsas, a Romaria da juventude é um grito de alerta, é um clamor forte que sobe por parte dos jovens, para que sempre mais, todos nós, todo mundo se esforce, se organize para prevenir a juventude contra as drogas, contra o tráfico humano, contra a exploração sexual, contra o extermínio, sobretudo o extermínio de jovens pobres, jovens indígenas, jovens da periferia. Nós cremos na juventude e na vida nova que brota deste movimento, desta atitude, desta caminhada. Que Deus continue abençoando a juventude do Maranhão”, disse Dom Vilsom Basso.

A romaria foi marcada ainda pela divulgação e coleta de assinaturas do abaixo assinado que pede a reforma política no Brasil e lançamento de um manifesto pela vida da juventude, manifesto este que externa a indignação da pastoral da juventude diante da morte de tantos jovens e a ausência de posicionamento do poder público para garantir que a juventude viva, afirma ainda o compromisso da pastoral da juventude em defender a vida e os diretos da juventude, exigindo do poder público municipal e estadual o cumprimento de medidas consideradas importantes e fundamentais para a juventude.

Durante toda a madrugada aconteceram animações com bandas das diversas dioceses do regional e apresentações das dioceses contextualizadas com a temática da Romaria. Por volta de 6h da manhã, todos saíram em marcha pelas ruas de Balsas para gritar que a juventude quer viver e fazer ecoar este grito em todo Maranhão.

Após 12km de caminhada, todos se reuniram na praça da Igreja de Santo Antonio onde aconteceu a celebração do envio e anuncio da sede da IX Romaria que será na diocese de Grajaú em 2017.

Colaborou: Felipe Barbosa de Sousa Costa (Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude – Diocese de Caxias – MA)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email