Província Eclesiástica de Pelotas realiza CDL

Província Eclesiástica de Pelotas realiza CDL

unnamed

No último final de semana, entre os 10 a 12, as lideranças juvenis da Província Eclesiástica de Pelotas (RS) se reuniram para realizar o Curso de Dinâmicas para Líderes (CDL), que visa a capacitação de jovens líderes, tendo como objetivo principal vivenciar a formação para depois aplicá-la em suas dioceses.

Aproximadamente 30 jovens vindos das dioceses de Rio Grande, Pelotas e Bagé, o encontro iniciou-se com uma dinâmica de apresentação, exposição dos objetivos e regras do curso, bem como foram distribuídas funções para cada um dos jovens.

Com a Palavra de Deus guiando o encontro, iniciou-se o segundo dia realizando as tarefas propostas pelas equipes formadas, gerando reflexão, animação, descontração e vivência em grupo.

Eles ainda, refletiram a importância de estar e permanecer em grupo, como processo eficaz para a evangelização da juventude, trabalhando a dignidade da pessoa humana, os valores da sociedade, o conhecimento mútuo,  exercitando a fraternidade e com a celebração da eucaristia em comunidade, findou-se o dia.

Na manhã de domingo, as atividades iniciaram com um momento de oração à luz do Evangelho que a liturgia propõe. Ainda, foi realizado um trabalho de reflexão sobre o Setor Juventude, documento 85, organicidade da Igreja, organização e articulação dos jovens, Eai?tchê, identidade do Regional, #EmMissão, Semana Missionária  e por fim, as dioceses se reuniram para organizar as atividades que estão por vir para o ano de 2015 com a culminância no Bote Fé em Porto Alegre em novembro.

O CDL termina com o sentimento de satisfação geral e desejo de que mais jovens vivenciem as experiências deste final de semana. A jovem Taionara, de Rio Grande destacou que essa  experiência lhe formou para agir de forma eficaz. “Estou disposta a multiplicar porque vale a pena”, disse.

Para Wislehn, de Piratini, a missão confiada, a partir da vivência deste encontro impulsiona a voltar para a diocese e replicar o CDL com outros jovens para que se construa uma geração de líderes juvenis capazes de atender ao chamado do Papa Francisco de ir em missão, sem medo, para servir. “Qualquer jovem que participar do curso vai se enturmar, gostar e sentirá aquela animação que eles passam através das dinâmicas, da música, em qualquer momento do curso, vale a pena praticar”, conta.

Por: Diego Damas Fernandez e Edna Machado – Eaí?Tchê Notícias

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email