Presidente do Movimento dos Focolares em visita ao Brasil

Presidente do Movimento dos Focolares em visita ao Brasil

Emmaús e Giancarlo com jovens Focolares brasileiros

Emmaús e Giancarlo com jovens Focolares brasileiros

Na programação, encontros com as comunidades e momentos especiais com os jovens

O Movimento dos Focolares no Brasil está vivendo um momento especial com a presença da presidente Maria Voce (também conhecida como Emmaus) e do vice-presidente Giancarlo Faletti, ambos italianos, que estão em visita ao país por um período de 30 dias.

Emmaus e Giancarlo desembarcaram no dia 22 de março no aeroporto de Recife, cidade na qual tiveram uma agenda repleta de compromissos com a comunidade dos Focolares e com obras e movimentos da Igreja. No dia 25, participaram do lançamento da Cátedra Chiara Lubich na Universidade Católica de Pernambuco, dando início a uma iniciativa que deseja trazer a fraternidade e o humanismo para dentro das discussões acadêmicas. Visitaram os centros do Movimento, fizeram um passeio pela cidade e se encontraram com jovens de duas comunidades católicas: Lumen e Viventes.

Um momento muito esperado pela comunidade dos Focolares no Nordeste, foi o encontro que reuniu mais de 2.000 pessoas no final de março. Emmaus e Giancarlo escutaram diversas experiências de jovens e adultos, de toda a Região, que buscam colocar o Evangelho em prática. Além disso se divertiram com as apresentações típicas e responderam perguntas em um momento de diálogo.

Jovens

1743577_830069203674900_849891085987580486_nEncontros como esse devem se repetir na Região Norte e Sudeste, respectivamente em Belém e São Paulo. Na programação estão previstos momentos exclusivos com os jovens, para um momento de troca de experiências e diálogo sobre questões atuais. No encontro de Belém, com 1500 pessoas, cerca de 400 jovens estiveram presentes. No encontro em São Paulo, que acontecerá no dia 21, 2.500 pessoas estão inscritas e a organização espera a presença de 900 jovens.

Sobre o quê, os jovens querem falar com os líderes do Movimento? Na pauta estão assuntos como o relacionamento com as realidades da Igreja, o envolvimento deles com as ditas “periferias existenciais”(ir ao encontro de todos os marginalizados da sociedade), e ainda questões sobre que envolvem o relativismo como o aborto e a homossexualidade.

Em um dos encontros com os “gen” jovens que participam do Movimento dos Focolares, Emmaus disse: “Os gen são uma porta de esperança. Todos os que se aproximam de vocês devem experimentar o Paraíso”. E é nesse clima de Paraíso que todos os grupos de jovens do Movimento dos Focolares estão se preparando para o encontro com seus presidentes. Em um clima de muita festa, ensaiam, cantam, dançam, trocam suas experiências e acreditam que com isso estão construindo não só um evento, mas um clima de família capaz de transformar o mundo em um mundo mais unido, para realizar o testamento de Jesus: “Pai, que Todos sejam Um”.

Mais informações:
www.focolares.org.br
www.facebook.com.br/focolare.org.pt
www.twitter.com/focolare_org_pt

Por: Valesca Montenegro e Cibele Lana

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email