Ponta Grossa recebe símbolos da JMJ

Ponta Grossa recebe símbolos da JMJ

Jovens sentados nas escadas da igreja, em pé ao lado do muro, com câmeras e celulares nas mãos prontos para registar o momento da cidade de Ponta Grossa. O céu estava cinza quando o caminhão que transporta os símbolos da Jornada chegou a Ponta Grossa (PR) na última quinta-feira (14).

Lotada, a paróquia São Sebastião acolheu os “presentes do beato Papa João Paulo II dado aos jovens”, como disse o assessor do setor juventude em Ponta Grossa, Pe. Joel Nalepa.

Mesmo sob  intenso temporal, aconteceu a procissão após a missa. Jovens abraçados cantavam o hino da jornada enquanto acenavam para moradores que observavam pelas janelas fechadas. “As pessoas responderam com o seu sim para uma procissão na chuva. O que chama atenção é a presença de muitas famílias”, afirmou dom Sérgio Artur Bashi, bispo de Ponta Grossa.

Tênis e sapatilhas encharcados preencheram a Catedral Sant’Ana para a missa de celebração da chegada da cruz peregrina. O coro de vozes dos jovens ecoava na igreja lotada com quase duas mil pessoas dando as boas vindas aos símbolos da Jornada: “Viva a Cruz de Cristo!”.

A Cruz percorreu o Presídio de Segurança Máxima, a Chácara de Recuperação dos Servos da Misericórdia e a Casa de Meninas em Situação de Risco (Marilac). Rita de Cássia é interna da comunidade Terapêutica Rosa Mística. Ela acompanhou a procissão dos símbolos mesmo com o pé quebrado. “Vai fazer um ano que eu estou internada na comunidade e eu vim até aqui ver a cruz da jornada, porque eu acredito muito no poder de Jesus – sem ele eu não teria me recuperado”.

Um momento marcante da peregrinação dos símbolos pela cidade foi a visita à casa do jovem peregrino Felipe Passos, baleado na tarde do dia 13 de janeiro ao reagir a um assalto que envolvia o dinheiro da comissão a qual ele coordenava para ir à JMJ no Rio de Janeiro. “A cruz de Cristo não é sinal de morte, mas sim de amor”, disse Felipe.

A cruz e o ícone chegaram ao Centro de Eventos de Ponta Grossa ás 20h do dia 15 e foram acolhidas pelo show da banda Dominus e da cantora Adriana. Para o Assessor do Setor Juventude em Ponta Grossa, Pe. Joel Nalepa, “o Bote Fé serviu o propósito da juventude de celebrar a vida e viver essa preparação para a Jornada Mundial da Juventude em julho deste ano”. Ao final da celebração de envio dos símbolos da JMJ a Londrina, Pe. Joel acrescentou: “quando gostamos de alguém, damos um presente para que ela lembre de nós mesmo quando não estivermos perto. O papa João Paulo II deu a Cruz e o Ícone para a juventude como um presente, o que nos faz lembrá-lo constantemente”.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email