Papa celebra aniversário com quatro moradores de rua

Papa celebra aniversário com quatro moradores de rua

Para celebrar os seus 77 anos, comemorados nesta terça-feira, dia 17, o Papa Francisco convidou quatro moradores de rua para estar com ele na Missa na Casa Santa Marta. Todas as pessoas que trabalham na residência papal também participaram do momento, e depois todos foram convidados também para o café da manhã com ele, no refeitório da casa.

Os quatro mendigos, que vivem nas ruas vizinhas ao Vaticano, foram apresentados ao Papa pelo elemosineiro, Dom Konrad Krajewski. A Santa Sé divulgou uma nota informando que a celebração se realizou em um clima “particularmente familiar”, atendendo a um desejo do aniversariante.

Na missa também estavam presentes o Secretário de Estado, Dom Pietro Parolin, que atualmente reside na Casa Santa Marta, e o decano do colégio cardinalício, Dom Angelo Sodano, que concelebrou com o Papa.

O Evangelho do dia, abordando a genealogia e os nomes dos antepassados de Jesus, deu oportunidade ao Papa para citar no curso de sua homilia os nomes de vários funcionários presentes. Depois da missa, como sempre, Francisco cumprimentou todos pessoalmente.

Antes de se dirigirem ao refeitório para o café da manhã, entoaram juntos um coro de “Parabéns a você” pelos 77 anos do Pontífice.

Reze pelo Papa Francisco

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) lançou uma campanha de oração “em ação de graças pelo dom da vida do Papa Francisco”. As pessoas podem visitar o site www.acendaumavela.org, acender uma vela virtual e deixar uma mensagem de felicitação ao Santo Padre.

A organização católica, dependente da Santa Sé, afirma que todos os que se associarem a esta iniciativa “terão o seu nome e as suas felicitações” num livro que vai ser enviado ao Papa pelo padre Martin Barta, o assistente espiritual internacional da AIS.

Os jovens do Regnum Christi também fizeram uma iniciativa para um ramalhete espiritual para o Papa Francisco. “Como suas fiéis ovelhas, gostaríamos de oferecer a ele nossas orações e nosso carinho nesse novo ano de vida”, afirma o texto na página da internet. Clique aqui para participar.

Jovens do Centro Internacional São Lourenço in Piscibus, em Roma, estarão na igreja a partir de 23h59 de segunda-feira, 16, até 24h de terça, 17, dia do aniversário do Papa. No meio, estão programadas duas celebrações eucarísticas, às 6h e às 18h de terça-feira. Centenas de jovens já aderiram à iniciativa, e estão prontos para um rodízio cobrindo todas as horas da noite de oração pelo Pontífice.

A equipe dos Jovens Conectados também fez a sua homenagem com um vídeo especial para celebrar o primeiro aniversário do argentino Jorge Mario Bergoglio em sua nova missão como Papa da Igreja. Assista abaixo.

Outras inúmeras iniciativas estão surgindo na internet por católicos e pessoas de boa vontade de todo o mundo. Escreva nos comentários o que o seu grupo fez para celebrar o aniversário do Papa Francisco!

Vaticano lança vídeo e e-book em comemoração

Quem entrar no site do Vaticano (www.vatican.va) nesta terça-feira vai encontrar uma surpresa: o primeiro e-book de fotos e citações do Papa. O álbum traz 32 imagens de Francisco em contextos diferentes, acompanhadas de frases com o link para o texto original do qual foi extraída.

Por sua vez, o Centro de Televisão Vaticano realizou um breve vídeo, “Parabéns Papa Francisco”, como uma homenagem ao Pontífice “que veio quase do fim do mundo”.

Em 1 minuto e 45 segundos, aparecem algumas das imagens mais belas e marcantes dos primeiros nove meses de pontificado de Francisco, entre elas a fumaça branca, avisando que o novo Papa tinha sido eleito, a lavagem dos pés dos garotos presos em uma casa de recuperação, o abraço com o papa-emérito Bento XVI, a viagem à Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

O vídeo ainda não foi divulgado nos canais oficiais do Vaticano.

 

Com informações da Rádio Vaticano e Agência Ecclesia.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email