Juventude Missionária do Brasil inicia Assembleia Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé

Juventude Missionária do Brasil inicia Assembleia Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé

A Juventude Missionária do Brasil se reúne nos dias 13 a 16 de dezembro, na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, por ocasião da 5ª Assembleia Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé.

Também participam do encontro anual as demais atividades da Pontifícia Obra: Grupos missionários, Famílias Missionárias, Idosos e Enfermos Missionários, além de um jovem animador da Juventude Missionária da Angola, África.

Esta é a primeira Assembleia que reúne representantes da Juventude Missionária de todos os estados brasileiros e das outras atividades da Propagação da Fé. A programação conta com a abertura do secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, responsável pelo momento de espiritualidade missionária com o tema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações! (Mt 28, 19)”.

Na sexta-feira, 14, o dia tem início com a partilha das atividades realizadas ao longo de 2012 pelas outras obras missionárias: Infância e Adolescência Missionária (IAM); Pontifícia União Missionária e Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo. A Campanha Missionária 2012 e o 3º Congresso Missionário Nacional realizado em Palmas (TO) no último mês de julho também têm espaço para partilha.

“Teremos a oportunidade de ver as sombras e as luzes (dificuldades, desafios, e expectativas) da JM nos estados. Pela primeira vez teremos então a apresentação da articulação sobre as outras atividades missionárias da Obra, onde ouviremos algumas partilhas de trabalhos que já vêm sendo iniciados no Brasil”, antecipou o secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, padre Marcelo Gualberto.

A Assembleia ainda faz a partilha do Seminário Juventude e Missão, que aconteceu em Brasília, em setembro, e da reunião das POM no Paraguai. Também há espaço para o planejamento de uma série de atividades para o próximo ano, como Campanha Missionária 2013, Congresso Americano Missionário 4 e Congresso Missionário Latino-Americano 9 (CAM4/Comla9) que acontecerá em Maracaibo, Venezuela, e sobre a presença das POM na Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

O assessor da Comissão para a Juventude da CNBB, padre Antônio Ramos, conduz o momento de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2013, Fraternidade e Juventude. “Também iremos discutir alguns projetos da JM para o ano de 2013, para uma melhor articulação e vivência do carisma missionário universal”, diz padre Marcelo. O fechamento da agenda de encontros nos estados para 2013 acontece no domingo, último dia da Assembleia.

Para o jovem João Guilherme, coordenador da Juventude Missionária do Paraná, a novidade do encontro é extensão da Assembleia para as demais atividades da Pontifícia Obra da Propagação da Fé. Até o ano passado, o evento se restringia apenas a uma atividade da Obra, a Juventude Missionária. “Agora teremos a oportunidade de conhecer todas as atividades da Propagação da Fé. Antes tínhamos um trabalho apenas com a Juventude Missionária, agora passamos a perceber o trabalho que floresce nas outras atividades: Famílias Missionárias, Idosos e Enfermos. Com isso, percebemos que Deus conduz a dimensão missionária através das estruturas da nossa Igreja”, disse.

No estado de Rondônia a Juventude Missionária começou a ganhar força no ano passado, quando a representante, Dayane Cristina Pinto Neves, participou pela primeira vez da Assembleia Nacional da JM. “A Assembleia nos ajuda a organizar melhor a Juventude Missionária nas bases, além disso, ajuda a esclarecer e definir o que deve ser feito durante o ano e proporciona comunhão com as Pontifícias Obras Missionárias”, destacou a jovem que participa pela segunda vez do evento.

 

 

Por Assessoria de Imprensa Pontifícias Obras Missionárias

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email