JUFRA oficializa fraternidade em Anápolis (GO) e volta a ser presença no Regional Centro

JUFRA oficializa fraternidade em Anápolis (GO) e volta a ser presença no Regional Centro

jufraA Juventude Franciscana (JUFRA) do Brasil celebrou mais um marco referencial em sua história no último final de semana, de 10 a 12 de abril. A Fraternidade Frei Leão de Assis, de Anápolis (GO), foi oficializada. O marco reinaugura mais um capítulo da presença da JUFRA no Estado do Goiás e, consequentemente, no Regional Centro, que há alguns anos não contava com a existência de alguma Fraternidade oficializada.

O final de semana foi permeado de vários momentos significativos, e que foram vivenciados envolvendo praticamente os vários ramos da Família Franciscana anapolina. Na sexta-feira à noite, 10, deu-se abertura ao Retiro Inicial da Formação Base da JUFRA, com a presença do Ministro Provincial da Província Franciscana do Santíssimo Nome de Jesus, Frei Marco Aurélio da Cruz, OFM, que conduziu um momento de Adoração ao Santíssimo. A ocasião foi uma profunda reflexão a partir de textos das Fontes Franciscanas, acompanhados de diversos cantos franciscanos.

No sábado, 11, o Retiro prosseguiu com um momento conduzido pelo Assistente Nacional da JUFRA, no qual os jovens iniciantes foram motivados a ‘refazerem o caminho’ que os levou a querer abraçar o compromisso franciscano de vida, através de símbolos que marcaram todo o período da Etapa de Formação Inicial que eles traçaram. Outros momentos foram ainda conduzidos, todos no espírito da abertura ao silêncio e à partilha de vida, contando com a presença dos Assistentes Locais, Frei Danilo e Frei Túlio, além de Renato Rocha, OFS, Animador Fraterno Regional, que motivaram os jovens a uma profunda reflexão acerca dos valores da vida fraterna, através de dinâmicas e momentos de vivência e da partilha de alguns textos das Fontes. Na tarde deste dia, os irmãos foram motivados a um momento de deserto, a partir de uma reflexão sobre a Carta de Guaratinguetá – A JUFRA que queremos ser!

A manhã de domingo, 12, foi dedicada a uma ‘caminhada pelas Diretrizes de Formação da JUFRA do Brasil’, na qual o irmão Henrique Bruno Ribeiro, Secretário Nacional para a Área Centro-Oeste, apresentou qual o itinerário formativo a ser feito pelos jovens nas próximas etapas que vivenciarão de agora em diante. O momento foi muito importante para esclarecer algumas dúvidas quanto à formação.

A oficialização da Fraternidade Frei Leão de Assis se deu pela Celebração do Rito do Compromisso, que foi realizado na Celebração Eucarística, às 19h, na Igreja Matriz da Paróquia de São Francisco, e foi presidida pelo Ministro Provincial e concelebrada por diversos frades Menores presentes. Após uma breve exortação sobre o carisma franciscano, feita durante a homilia, seguiu-se o Rito do Compromisso, abraçado por nove jovens da Paróquia de São Francisco de Assis, em Anápolis, a saber: Ana Maria, Déborah, John Maico, Gabriel, Gabriela, Pedro Henrique, Rafael Henrique, Patrick e Geovana. Ao final da Celebração foi feita a leitura da Ata de Fundação da Fraternidade.

Dois momentos muito significativos que se seguiram foram: a eleição do Secretariado Fraterno Local, celebrada na Capela do Mosteiro das Irmãs Clarissas de Anápolis, com a escolha da irmã Déborah por parte dos irmãos para assumir o serviço como Secretária Fraterna Local; e o jantar festivo, realizado na Sede da Fraternidade da OFS Local, contando com a presença de toda a Família Franciscana e de familiares dos “jufristas”.

A coordenação nacional deseja aos novos jufristas sinceros desejos de perseverança e vigor diante do compromisso assumido e nossas boas-vindas à JUFRA do Brasil. E aos frades Menores da Província Franciscana do Santíssimo Nome, na pessoa de seu Ministro, Frei Marco Aurélio, os mais sinceros agradecimentos por todo o apoio e incentivo dados à Juventude Franciscana.

 

Por Frei Wellington Buarque, OFM – Assistente Espiritual Nacional

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email