Jufra lança nota em favor da Reforma Política

Jufra lança nota em favor da Reforma Política

unnamed

“Eu vim para servir”
(Cf. Mc 10, 45)

“todo poder emana do povo e em seu favor deve ser exercido”
Art. 1, § 1 da Constituição Federal de 88
A Campanha da Fraternidade de 2015, com o tema ‘Fraternidade: Igreja e Sociedade’ e lema ‘Eu vim para servir’, nos convoca a recordar a vocação e a missão de todos os cristãos e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.

Tendo em vista a importância de todo (a) cristão (ã) exercer seu papel na sociedade e as dificuldades político-sociais que sempre afligiram o País, a JUFRA do Brasil adotará como gesto concreto da CF 2015 a coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular elaborado pela Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas. Os elementos centrais do Projeto são quatro: fim do financiamento empresarial privado de campanhas eleitorais e de partidos políticos, fortalecimento da votação em programas partidários, paridade de sexo e fortalecimento da democracia direta.

Apenas com uma Reforma Política Democrática será possível superar os problemas que degradam a democracia brasileira. Grande parte do Congresso representa os interesses de uma pequena parte da sociedade que financia as campanhas eleitorais, ou seja, de algumas poucas empresas. Assim, as necessidades da maior parte da população nunca são realmente atendidas. É isso que causa grande parte da corrupção política, gerando inclusive a atual crise de representatividade no País.

Assim, nos juntaremos a CNBB, OAB e a mais de 100 entidades e movimentos sociais que compõem a Coalizão para aperfeiçoarmos o sistema político e a democracia direta. Para maiores informações, acessem o site.

Os materiais de divulgação, o formulário e as instruções estão disponíveis no blog de DHJUPIC  e no site da JUFRA do Brasil. Levem a proposta à sua diocese, comunidade, paróquia, fraternidade, e junte-se a nós na luta pela soberania popular, buscando a dignidade humana, o bem comum e a justiça social.

Mayara Ingrid
Secretária Fraterna Nacional da JUFRA do BRASIl

Igor Bastos
Secretário Nacional de DHJUPIC

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email