Jovens aproveitam férias escolares para ajudar comunidades carentes

Jovens aproveitam férias escolares para ajudar comunidades carentes

unnamed (3)

450 jovens trocaram experiências com moradores de comunidades carentes e revitalizaram espaços públicos

Desde 2005, todo mês de janeiro a Missão Solidária Marista reúne jovens dispostos a dedicar parte de suas férias para ajudar ao próximo. Este ano, de 18 a 25 de janeiro, cerca de 450 alunos e ex-alunos Maristas do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiânia e Distrito Federal, com idade entre 16 e 30 anos, vivenciaram a rotina dos moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade social em quatro diferentes cidades brasileiras: Ponta Grossa (PR), Jaraguá do Sul (SC), Pouso Redondo (SC) e Santos (SP).

Durante uma semana foram desenvolvidas diversas atividades com o intuito de promover a educação para a solidariedade, a partir de uma experiência vivencial de aprendizado recíproco e dialógico. Aconteceram troca de experiências de vida entre jovens e moradores, a fim de despertar o senso crítico, a sensibilidade solidária e a espiritualidade.

unnamed (4)“A realização da Missão Solidária em quatro locais simultâneos propagou a cultura da solidariedade, uma vez que favorece a participação de um número maior de jovens e, assim, contribui também para que essa iniciativa inspire outras pessoas a fazer o mesmo”, enfatiza Diogo Galinne, do Setor Pastoral do Grupo Marista.

Em todas as ações a finalidade foi promover a integração com a realidade encontrada, bem como verificar as prioridades junto às comunidades. Como exemplo, a revitalização de espaços públicos (pintura de muros, limpeza de jardins e praças, entre outros), além disso, momentos de debates, visita às famílias, festivais culturais e atividades educativas e recreativas para crianças e jovens.

Por: Lívia Lima

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email