Jornadas Diocesanas da Juventude são celebradas em quatro dioceses gaúchas

Jornadas Diocesanas da Juventude são celebradas em quatro dioceses gaúchas

JDJ-RS

Três dioceses do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizaram a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) entre os dias 28 e 29 de março, no Rio Grande do Sul.

A Arquidiocese de Porto Alegre realizou a Jornada Arquidiocesana da Juventude (JAJ), no sábado, dia 28, no Centro de Porto Alegre. Pela manhã mais de 1100 jovens participaram das catequeses oferecidas em cinco paróquias com os temas: “Juventude e Santidade”, “Liturgia e Música”, “Afetividade e Sexualidade”, “Bíblia e Leitura Orante” e “Vocação e Missão”.

À tarde, a juventude tomou conta do Centro da cidade de Porto Alegre e acolheu com alegria Dom Leomar Brustolin, o nosso novo bispo auxiliar. Na mesma empolgação seguiu a “Caminhada da Juventude” rumo à Catedral Metropolitana. Ao longo do trajeto, houve três paradas para refletir os temas: Vida Consagrada, Campanha da Fraternidade 2015 e os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil. Mais de 2 mil jovens chegaram à Praça da Matriz, em frente à Catedral Mãe de Deus para participar da Celebração de Ramos às 18h, que presidida pelo arcebispo Dom Jaime Spengler e a homilia ficou por conta de Dom Leomar.

Na homilia, Dom Leomar citou Dostóievski ao falar da beleza que salva, não a beleza estética, mas “aquela que nos remete ao outro e a Jesus Cristo”. E continuou: “não nos deixarmos envolver pela ‘feiura’ das más obras, mas pela beleza de Jesus Cristo e suas manifestações”.

unnamed (2)No Domingo de Ramos, dia 29, aconteceu, a 4ª Jornada Arquidiocesana da Juventude (JAJU) com tema: “Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5,9), em São Sepé, no interior do Estado. Participaram cerca de 800 jovens. As atividades iniciaram às 8h30mim com a concentração e acolhida das caravanas na entrada da cidade. Na sequência, a juventude seguiu em procissão de Ramos e Celebração Eucarística foi presidida por Dom Hélio Hubert, Arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria.

Durante o dia houve apresentação teatral, música, danças e muita alegria. Às 14h o professor Alceu Cavalhéri, da Faculdade Palotina (FAPAS), proferiu uma palestra com o tema: “Missão da Juventude na promoção da paz, o que ajuda ou atrapalha?” Para conclusão da programação, os jovens participaram de trabalhos em grupos, espiritualidade e Shows de Bandas.

O Padre Cristiano Quatrin, Assessor da Juventude da Arquidiocese de Santa Maria se emocionou ao falar da JAJU: “Quero dizer que foi um momento muito especial junto da juventude, em que com certeza crescemos muito com as partilhas e o testemunho da juventude. Valeu apena todo processo de construção da JAJU e ver os jovens felizes e animados. Eu amo a Juventude!”.

Para o Comunicador Diocesano, Maique Argenta, “a IV Jornada Arquidiocesana é uma confirmação da fé na caminhada da Juventude. Um motiva o outro e juntos nos encontramos no abraço daquele que tem caminhada comum a nossa, o abraço de Cristo, especialmente quando surgem dificuldades e desafios na missão”, avaliou.

Os jovens da Diocese de Santo Ângelo também celebraram no Domingo de Ramos, dia 29, a 4ª Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), no Santuário de Schoenstatt, com o tema: “Juventude: Igreja e Sociedade”, em Santo Ângelo. Participaram entorno de 200 jovens e a programação contou com procissão de Ramos, Celebração Eucarística, formação, gincana e integração das juventudes dos diversos carismas de evangelização da juventude presentes na Diocese. Um momento forte foi a Celebração Eucarística presidida Dom Liro Vendelino Meurer.

Na diocese de Uruguaiana, a Jornada Diocesana da Juventude foi celebrada na Paróquia São Francisco de Borja, dia 29, Domingo de Ramos, a partir das 11h no Colégio Sagrado Coração de Jesus, em São Borja, com a presença de mais de 100 jovens.

Por: Judinei Vanzeto
Fotos: Magnus Regis

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email