II Encontro de Pastoral da Rede Salesiana de Escolas

II Encontro de Pastoral da Rede Salesiana de Escolas

 Encontro de Pastoral da Rede Salesiana de Escolas

Coordenadores de Pastoral e pedagógicos das mais de 100 unidades da Rede Salesiana de Escolas no Brasil reuniram-se nos dias 20 a 23 de agosto, em Aparecida-SP, para o II Encontro de Pastoral da RSE (II ENCOPAS). Com o tema “Escola Salesiana em Pastoral: excelência acadêmica e evangelizadora” e o lema “Eis que eu faço novas todas as coisas” (Ap 21,5), o evento teve a participação também dos delegados e coordenadoras de Pastoral das inspetorias salesianas, além da diretoria, assessores, gestores e animadores dos seis polos da Rede. No total, cerca de 270 educadores participaram do evento, unidos para aprofundar a reflexão sobre a Pastoral como parte indissociável da proposta educativa salesiana.

“Foi um grande presente para Dom Bosco no bicentenário de seu nascimento realizarmos esse evento de valorização da Pastoral nas escolas salesianas, pois ele sempre teve atenção para ‘educar evangelizando e evangelizar educando’”, considera o Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, SDB, que juntamente com a Ir. Adair Sberga, FMA, compõe a Diretoria Executiva nacional da Rede Salesiana de Escolas. Pe. Pessinatti destaca que o II ENCOPAS é resultado de uma longa caminhada – a primeira edição do evento foi realizada em 2009 – que demonstra o empenho da RSE para a atuação conjunta das coordenações Pedagógica e de Pastoral em suas escolas.

A opinião é compartilhada pela Ir. Cláudia Regina Correia Ribeiro, FMA, coordenadora de Pastoral Juvenil da Inspetoria Santa Catarina de Sena, em São Paulo. “O II ENCOPAS foi uma grande oportunidade de partilha pedagógica e pastoral para o crescimento das nossas casas como ‘escolas em pastoral’, que é o nosso grande diferencial como escolas católicas salesianas”, afirma ela.

Para Ir. Cláudia, a escola salesiana busca formar, como dizia Dom Bosco, “bons cristãos e honestos cidadãos”. “A nossa proposta inclui educar os jovens para que sejam excelentes profissionais no futuro, mas também para que sejam profissionais com um olhar para o outro e com condições de fazer a diferença na sociedade em que vivemos”, completa.

O coordenador do Conselho Nacional da Articulação da Juventude Salesiana, Renan Luís Demeterko Silva, relembrou seu ingresso no Instituto Maria Auxiliadora (IMA) de Rio do Sul – SC, e considerou que a acolhida que recebeu do colégio desde sua primeira visita foi determinante para seu futuro. “Foi a proposta salesiana que me acolheu. Por que eu estou aqui? Porque houve uma casa que me acolheu e me deu ferramentas para que eu crescesse como pessoa, naquilo que queria para minha vida, e para que crescesse também na fé”, finalizou.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email