Entrevista com os pais da Beata Chiara Luce

Entrevista com os pais da Beata Chiara Luce


Amor a Cristo, sentido de cruz e de dor. A fé da jovem beata Chiara Luche Badano, do movimento Focolares e uma das patronas da Jornada Mundial da Juventude que acontece no Rio de Janeiro, comove cada vez mais jovens e muito lembra os pedidos feitos pelo Papa Francisco durante esta semana.

Na quinta-feira (25), a história da jovem italiana foi contada, uma vez mais. Dessa vez, não foi uma peça teatral contando a luta de fé da jovem ao enfrentar a doença, mas o testemunho de seus pais, Maria Teresa e Ruggero Badano, para milhares de jovens, durante um momento de adoração organizado pelos focolares, na Paróquia Nossa Senhora Copacabana, na Zona Sul, após a Cerimônia de Acolhida do Papa.

Chiara morreu de osteosarcoma, tipo de câncer nos ossos, com 23 anos. Mas a doença foi diagnosticada quando ela tinha 18. Foi nessa época que sua caminhada com Jesus se intensificou. Para aceitar a doença com alegria, bastaram 25 minutos. Desde então, ela não voltou atrás.

Confira agora a entrevista exclusiva feita pela equipe do Jovens Conectados aos pais de Chiara Luce.

Jovens Conectados: O que é ser pais de uma jovem beata?
Maria Teresa: Para nós significa muito, vemos com os olhos de Deus. Vivemos como nos ensinou Chiara. Ela viveu a doença normalmente, mesmo isso não sendo normal. Assim é para nós viver, então vivemos na normalidade, agradecendo a Deus a cada dia. Falamos sempre: Por que Deus escolheu a gente? Nós que não somos ninguém, nada. Mas depois dizemos: Para Deus tudo é possível. Como foi para gente, será para nós!

Ruggero: Sinto que estamos unidos e tentamos viver tudo isso juntos.

Jovens Conectados: Como era o relacionamento de Chiara com Jesus?
Maria Teresa: Sempre foi fortíssimo, não só quando ela ficou doente. Lembro de uma experiência quando ela estava bem ainda, ela sempre ia se aproximar de Jesus. Um dia, estávamos juntos, saímos da missa com ela e vimos um amigo q não acreditava em Deus e nos ofendia, falando mal de Jesus.

Então, ele foi a Chiara e disse que ela tinha se corrompido. E disse que nunca tinha visto Cristo. Me toquei com o modo que ela o olhou. Então ela respondeu “eu também nunca vi Jesus, mas eu o vejo em ti”.

E ai choramos muito. E entendemos que pra viver o cristianismo precisa ser corajoso. Nós não fomos, mas ela foi. Eu olhando para ela, via que ela amava tanto essa pessoa, e pensei, se eu conseguisse amar como ela amou, não precisava fazer mais nada. Depois daquele momento, o senhor, casado com duas filhas não batizadas, se converteu e hoje esta no céu com Chiara.

Jovens Conectados: O que ela diria aos jovens?
Maria Teresa:  15 dias antes da chiara partir, ela deu conselhos, ela nos aconselhava. Uma vez disse: mãe, tem gente do lado de fora, quero falar com eles. Eu não queria que ela sofresse, e ela ainda tirou o oxigênio para ninguém se assustar, e pediu para eles entrarem.  E ela me disse que eu tinha que falar com os jovens de maneira diferente. Não posso mais correr e queria confiar a eles a chama, como nas Olimpíadas. Eles tem uma vida só, e vale a pena aproveitar, com Cristo. Depois disso, os jovens passavam a ir sempre em nossa casa. Essa é a mensagem:  amar a cristo e viver a vida com amor.

Ruggero: Aproveito para falar que fico emocionado quando encontramos jovens como vocês, porque revivemos tudo. Quero agradecer a todos, peço a chiara que esteja sempre perto de vocês.

Beatificação
O processo de beatificação da jovem Chiara durou 11 anos. A fase diocesana, entre 11 de junho de 1999 e 21 de agosto de 2000, e no Vaticano, entre 23 de agosto de 2000 a 8 de julho de 2008, quando a Serva de Deus, com o reconhecimento das “virtudes heroicas”, foi declarada Venerável.

Em 10 de Dezembro de 2009, foi proclamado o decreto pontifício sobre o milagre por intercessão de Chiara Badano: a cura imprevista e inexplicável de um rapaz de Trieste, Itália, com uma gravíssima forma de meningite fulminante. Os médicos haviam dado-lhe apenas 48 horas de vida.

Por Amandda Souza (Jovens Conectados)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email