Encontro Nacional da Juventude Mariana recebe jovens de 30 dioceses

Encontro Nacional da Juventude Mariana recebe jovens de 30 dioceses

Qd_Tybjf_LbfQKPrzS6dHMfB2CINu-8816OdieFnupg

A Federação das Congregações Marianas da arquidiocese de Maringá-PR acolheu, de 16 a 19 de julho, o XXXVI Encontro Nacional da Juventude Mariana.  O encontro foi realizado no Centro de Formação – Seminário Arquidiocesano Bom Pastor, participaram cerca de 250 jovens, representando 30 dioceses brasileiras.

Esteve presente, o arcebispo metropolitano de Maringá Dom Anuar Battisti, que celebrou a missa de abertura, ao lado do Pe. Ivan Pedro de Oliveira, vice-assistente da confederação Nacional das Congregações Marianas.

Após a santa missa foi realizada a cerimônia de boas-vindas com apresentação das autoridades e lideranças nacionais, estaduais e locais das congregações marianas, entronização e coroação da imagem de Nossa Senhora. No segundo dia, o encontro foi marcado por palestras e aprofundamento do tema. Os jovens também puderam conhecer e saber mais sobre o rito extraordinário da santa missa.

A noite foi festiva, festa julina, com comidas e “músicas caipiras”. O dia foi encerrado com um momento de oração. O sábado foi um dia com programação repleta de oficinas: “Regra de Vida, história e Símbolos das Congregações Marianas”, “Práticas de serviços” e “Marianinhos”, cada participante puderam participar de duas oficinas. Todas aconteceram simultaneamente, em dois momentos.

Também no sábado os encontristas puderam saber as propostas do departamento nacional da juventude, a palavra do presidente nacional das congregações marianas, Paulo Lucio Alves, e dos membros da Federação das Congregações Marianas da Diocese de Barretos, que será sede do encontro nacional em 2016.

Ainda no sábado foi realizada a eleição e escolha da Federação sede para o encontro 2017, sendo candidata única e aprovada por unanimidade, a Federação da arquidiocese de Salvador-BA. A noite aconteceu a noite festiva com jantar e musica ao vivo, fechando com apresentação de teatro e momento de oração.

O domingo iniciou-se com serenata, como despertar, a oração da manhã foi momento de adoração ao santíssimo sacramento, o encerramento aconteceu na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória com missa celebrada por Dom Anuar Battisti, nela houve consagração definitiva de alguns jovens e envio dos encontristas para suas dioceses.

Por: Departamento Nacional Juventude Mariana

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email