Encontro da Rede Magis Ceará acontece em Fortaleza

Encontro da Rede Magis Ceará acontece em Fortaleza

encontro-rede-magis-ceara

A CIJ – Casa Inaciana da Juventude acolheu os jovens líderes das obras da Companhia de Jesus do Ceará e de organizações parceiras para a criação da Rede Magis no estado. O encontro acolheu o Padre Jonas Caprini, secretário do programa Magis Brasil, no início do mês de maio.

A programação teve início na noite da sexta-feira, dia 1º de maio, com uma exposição dos trabalhos voltados para a juventude desenvolvidos pelas obras presentes: Colégio Santo Inácio, Paróquia de Cristo Rei e Casa Inaciana da Juventude, todos de Fortaleza; Fundação Fé e Alegria de Vazantes (Aracoiaba) e Mosteiro dos Jesuítas de Baturité.

Na manhã do sábado, dia 2, Francerina de Araújo, agente da Pastoral do Menor do Regional Nordeste 1 da CNBB, falou aos participantes sobre os “Desafios da Juventude hoje”. Trabalhos em grupo com a temática da redução da maioridade penal foram apresentados no final da manhã.  Logo a tarde, Guilherme Azevedo, colaborador da CIJ e catequista da Paróquia de Cristo Rei, fez repasse sobre o último encontro do Fórum Nacional de Gestores de Juventude que aconteceu em abril na cidade de Brasília, onde falou sobre o papel da entidade e apresentou as atividades desenvolvidas pela Secretaria Nacional de Juventude e pelo Conselho Nacional de Juventude.

Padre Agnaldo Duarte, SJ, responsável pelo Voluntariado Jovem da Província Brasil seguiu com a fala sobre o “Eixo Voluntariado do Programa Magis Brasil”, onde apresentou o desafio de transformar o Centro Magis Fortaleza (Casa Inaciana da Juventude), no centro de referência para as iniciativas de voluntariado do país. A programação de sábado seguiu com uma noite cultural.

O domingo foi marcado por uma celebração eucarística no início da manhã, seguida da fala do Padre Jonas Caprini, SJ, que apresentou o processo da criação da Rede Inaciana de Juventude no país, desde a realização da Magis em 2013 até a unificação das províncias da Companhia de Jesus no Brasil. O encontro encerrou com uma avaliação e com a proposição de novos encontros da Rede Magis Ceará nos próximos meses.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email