É preciso resgatar a ousadia dos apóstolos para a evangelização nas mídias

É preciso resgatar a ousadia dos apóstolos para a evangelização nas mídias

Padre Evaldo César de Souza, diretor executivo do Portal A12.com fala sobre comunicação

Padre Evaldo César de Souza, diretor executivo do Portal A12.com fala sobre comunicação

Padre Evaldo César de Souza, diretor executivo do portal A12.com, estará presente no 2º Seminário Jovens Comunicadores e 4º Encontro Nacional da Pascom, que acontece de 24 a 27 de julho em Aparecida (SP). Lá, ele participará de debates sobre Convergência Midiática nos dias de hoje, e nos conta sobre o que significa este conceito e como o jovem pode encontrar e propagar a mensagem do evangelho nesse cenário. 

O padre ressalta que a atual realidade das mídias exige criatividade constante de quem evangeliza na rede e que é preciso agir com ousadia, assim como foram os apóstolos no tempo de Jesus. Confira a entrevista:

O senhor participará de seminários sobre Convergência Midiática durante o evento. O que se entende por Convergência Midiática e como a Igreja está inserida nesse contexto?

O conceito de convergência midiática, atribuído a Jerkins, um teórico da comunicação,nada mais é do que a reflexão sobre o momento da comunicação atual, onde as plataformas de comunicação estão ligadas entre si e se complementam, sem no entanto perder a individualidade. A convergência é a disposição dos mesmos conteúdos de informação em diversas locais de acesso, sendo que eles podem ser exclusivos e complementares, tudo ao mesmo tempo. Com isso, já percebemos como é muito mais complexo fazer comunicação hoje em dia, já que todo conteúdo deve ser pensado para ser proposto em todas as plataformas possíveis de comunicação. Nesse cenário, a Igreja segue aprendendo, é aluna interessada da nova ambiência da comunicação, mas precisa ainda integrar-se muito no mundo que vive e respira comunicação e mídia!

Hoje em dia a juventude está conectada ao mesmo tempo em diversas mídias por meios de diversos dispositivos. Na sua opinião, em meio a tanta informação, vinda de todos os lados, como a mensagem do evangelho pode ser propagada?

O mundo onde estamos mergulhados numa ambiência midiática exige da Igreja criatividade constante. No começo da Igreja os apóstolos foram ousados, e usando de todos os recursos disponíveis, se dispuseram a pregar o evangelho a toda criatura. Os tempos mudaram, mas o Evangelho é o mesmo, por isso, é necessário e desejável que ele seja dito, proclamado, ensinado pelos meios modernos da comunicação. O desafio, repito, não é tanto usar os meios, as plataformas atuais, como celulares e tablets, mas é adaptar, sem macular, a mensagem de amor e conversão do Evangelho de Jesus!

Como o jovem pode aproveitar as novas tecnologias para estar em comunhão com Deus?

Os jovens são naturalmente ávidos de novidades. O que mais faz sucesso hoje, entre a juventude, é justamente a rapidez com que novas ideias aparecem nos meios de comunicação. Complete-se essa ideia com a tendência do entretenimento e ludicidade da vida. O jovem gosta de divertir-se, dar risada, ele partilha aquilo que o faz sentir-se bem. Nesse sentido, o desafio é fazer o jovem chegar em nosso conteúdo, disponível nos meios de comunicação. O jovem vai procurar o Evangelho, Jesus, e sentido de vida nos meios de comunicação, mas só vai se sentir abraçado se ele ver naquela mensagem algo que o toque sentimentalmente, interiormente. O jovem de hoje não quer tantos discursos, quer afeto, presença, sentido de pertença. Quando fizermos uma comunicação que atinja esses objetivos chegaremos com mais intensidade no coração dos jovens.

Por: Natália Pereira

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