Conecte-se conosco

Apresentação

docat

Dando continuidade ao projeto do YOUCAT, finalmente chega às livrarias brasileiras o “DOCAT – como agir” o livro apresenta a Doutrina Social da Igreja numa linguagem jovem e bem dinâmica. Esta obra conta com o prefácio do Papa Francisco que manifesta o sonho de ter 1 milhão de jovens que leiam e estudem a Doutrina Social da Igreja, mais do que isso convida-os a ser Doutrina Social em movimento.

O DOCAT foi lançado na Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia, Polônia em julho deste ano. Assim como o Papa Bento XVI presenteou os jovens na Jornada de 2011 em Madrid com o YOUCAT, o Papa Francisco na JMJ 2016, também quis brindar a juventude com algo marcante. No início, o presente foi o “DOCAT App”, um gesto que foi o ponto de partida para uma campanha juvenil em escala global: “Faça parte do sonho do Papa”, um sonho em que os jovens serão a Doutrina Social em ação.

No prefácio, o Papa Francisco desafia todos os jovens a entrarem no mundo da política e a lutar pela justiça e pela dignidade humana, sobretudo dos mais pobres. “Um cristão que não seja revolucionário neste tempo, não é cristão”, diz o Papa.

O QUE É O DOCAT?‬

O DOCAT é uma tradução acessível da Doutrina Social da Igreja Católica, o material foi desenvolvido com base em importantes documentos da Igreja desde Leão XIII até o atual pontificado do Papa Francisco, ele mesmo no prefácio, nos diz que “com a força do Evangelho, podemos mudar realmente o mundo”. O sonho do Papa é que esta mudança aconteça pelas mãos dos jovens. “Eu espero que um milhão de jovens, mais ainda, que uma geração inteira seja, para os seus contemporâneos, uma Doutrina Social em movimento”, diz Francisco.

O ‘DOCAT – o que fazer’ está dividido em 12 capítulos, responde a 328 questões sobre temas como família, paz, política, economia, vida como um dom. Com a aprovação oficial da Igreja Católica por meio da Congregação da Doutrina da Fé e do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, hoje é considerado pelo Vaticano a melhor ferramenta para quem deseja conhecer com facilidade e rapidez a Doutrina Social da Igreja, ou para quem tem a missão de ensiná-la aos outros. Para o missionário e responsável pelo YOUCAT Center Brasil, Jerônimo Lauricio, o melhor caminho para aproximar os jovens é “ser paciente e lançar as sementes da DSI com a mesma honestidade e ousadia que o Papa fez conosco na Vigília da JMJ em Cracóvia, ao nos dizer que ‘o mundo de hoje nos pede para ser protagonistas da história, porque a vida é bela desde que a queiramos viver, desde que queiramos deixar uma marca que determine a nossa história e a história de muitos outros’, é esse convite que todos nós precisamos semear com palavras e atitudes concretas no coração desses jovens”.

‬‬‬ FERRAMENTA DE EVANGELIZAÇÃO

Essa nova ferramenta de formação e evangelização como o YOUCAT está baseada em perguntas e respostas, para que o jovem compreenda e possa colocar as reflexões em prática. O DOCAT, seguindo os passos e propostas da Nova Evangelização, pretende recordar aos jovens que sua principal tarefa enquanto cristãos em todo o mundo é também encher de ‎Fé, Esperança e ‎Caridade os espaços que aos poucos foram instrumentalizados, esvaziados de sentido e dignidade. A obra foi elaborada por renomados especialistas em Doutrina Social, e contou com a participação de jovens de alguns países.

Pe. Toninho, Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, destaca que “a Pastoral Juvenil é a primeira responsável pela evangelização da juventude. O DOCAT é parte dessa missão da evangelização da juventude. Sendo a Pastoral Juvenil a primeira responsável por essa evangelização na Igreja do Brasil, acolhe e abre espaço para que Associação Youcat Brasil possa contribuir nessa grande missão”.

Para o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, Dom Vilson Basso, “assim como o Papa Francisco quer um milhão de jovens, queremos uma geração inteira que mude a si mesmo, que mude esse planeta pela força do amor e da solidariedade sendo sal da terra e luz do mundo. Queremos que o DOCAT anime a juventude do Brasil a fazer a sua parte por um mundo melhor”.

Esconder

12 pontos do DOCAT

Doze pontos que você precisa saber do DOCAT.

O AMOR

O grande plano de Deus.

A IGREJA E A SOCIEDADE

Juntos somos mais fotes.

A PESSOA HUMANA

Única e infinitamente valiosa.

OS PRINCÍPIOS DA DOUTRINA SOCIAL

Bem comum, Solidariedade, Subsidiariedade.

A FAMÍLIA

O fundamento da sociedade.

O TRABALHO HUMANO

Vocação e profissão.

A ECONOMIA

Bem-estar e justiça para todos.

A COMUNIDADE POLÍTICA

Poder e Moral.

A COMUNIDADE INTERNACIONAL

Um Mundo - Uma Humanidade.

O MEIO AMBIENTE

Preservar a Criação.

A PAZ

Viver em liberdade e sem violência.

A PRÁTICA DA CARIDADE

O compromisso pessoal e comunitário.

Esconder Conteúdo

Guia: Como estudar?

Veja algumas dicas para leitura do DOCAT.

1. Ter sempre em mãos este manual

No Celular, na mochila, na cabeceira da Cama... o DOCAT será imensamente útil quando as perguntas “como agir” ou “o que fazer” aparecerem.

2. Aproximar-se do Evangelho.

Ele nos transformará! Não tire os olhos do Evangelho, Ele em primeiro lugar nos mostra como construir a civilização do Amor.

3. Pôr-se em oração.

Este livro que nos foi dado, “ascenderá em nós um fogo”! Rezar nos ajudará para que esta chama cresça sempre mais.

4. Reunir-se.

Poderemos nos unir a outros jovens para a leitura e estudo do DOCAT. “Isto é bom, Fazei isto!”, diz-nos o Papa Francisco.

5. Deixar-se conquistar.

A leitura do DOCAT – se permitirmos – nos conquistará para uma entrega: doar-se por Cristo. Com Ele iremos àqueles pelos quais ninguém se interessa.

6. Pôr-se em movimento.

A partir da leitura deveremos nos tornar a “Doutrina Social em movimento”, para que os homens sintam o Espírito de Deus agindo por meio de nós.

Guia de Estudo

Vamos por em prática?

Veja no mapa as ações dos jovens pelo Brasil. Seja o primeiro a enviar!

Como participar: clique aqui (PDF) | Formulário de Envio das Ações: clique aqui

Jovens Conectados no Instagram
Jovens Conectados no Twitter
Jovens Conectados no Facebook

Perguntas Frequentes

Tire mais dúvidas sobre o DOCAT.

O que é o DOCAT?

É uma adaptação popular do Compêndio da Doutrina Social da Igreja, um resumo dos Ensinamentos Sociais da Igreja: "DO" vem do verbo fazer enquanto o "CAT" vem de Catecismo. Para além do Compêndio da DSI, foram incorporadas as reflexões das duas Encíclicas Sociais do Papa Bento XVI (Deus Caritas Est e Caritas in Veritate) e a Encíclica do Papa Francisco (Laudato Si). O DOCAT, seguindo os passos e propostas da Nova Evangelização, pretende recordar aos jovens que sua principal tarefa enquanto cristãos em todo o mundo é também encher de Fé, Esperança e Caridade, os espaços, que pouco foram sendo instrumentalizados, esvaziados de sentido e dignidade. O DOCAT foi publicado pela Conferência Episcopal Austríaca com aprovação oficial da Igreja Católica por meio da Congregação da Doutrina da Fé e do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. Assim como o Papa Bento XVI presenteou os jovens na Jornada de 2011 em Madrid com o YOUCAT, o Papa Francisco na JMJ 2016, também presenteou os jovens peregrinos. Desta vez o presente foi o “DOCAT App”, um gesto que é o ponto de partida para uma campanha juvenil à escala global: «Faça parte do sonho do Papa.» Um sonho de ver 1 Milhão de Jovens sendo a Doutrina Social em movimento.

Como surgiu a ideia do DOCAT?

O DOCAT foi uma ideia que surgiu entre alguns jovens dos Estados Unidos, que participaram da JMJ 2011 em Madrid e lá receberam de presente o YOUCAT. Depois de lerem e estudarem o YOUCAT, esses jovens norte-americanos escreveram à YOUCAT Foundation com a seguinte inquietação: "- Agora sabemos o que é a fé, mas o que realmente devemos FAZER? O que vocês acham de escreverem um DOCAT, um livro que nos indique o que fazer? Como a Doutrina Social exige participação, a equipe dos autores na Alemanha, implementaram este importante princípio da DSI desde o início. Sob a orientação do Cardeal Arcebispo de Viena, Dom Christoph Schönborn e do Cardeal Arcebispo de Munich, Dom Reinhard Marx, renomados especialistas em Doutrina Social, estudiosos e jovens de todo o mundo, entre os anos de 2012 e 2015, trabalharam juntos para trazer à luz o DOCAT. Estes jovens estiveram envolvidos de várias maneiras no processo de gestação do DOCAT: pesquisando os tópicos, formulando as perguntas, participando de oficinas, fornecendo fotos, etc. Foi assim que o DOCAT se tornou uma excelente orientação para a ação cristã.

O que exatamente é o Compêndio da Doutrina Social da Igreja?

O Compêndio da Doutrina Social da Igreja (DSI) foi publicado em 2004 pelo Pontifício Conselho para a Justiça e Paz, a pedido do Papa João Paulo II. Este documento oferece uma visão completa dos fundamentos da DSI desde o Papa Leão XIII até João Paulo II. O compêndio é dividido em três partes, compreendendo doze capítulos e com várias páginas de abreviaturas, referências e índices. Especificamente, aborda questões que vão desde o desígnio do amor de Deus a toda a humanidade até à construção de uma Civilização do Amor.

Quais são os principais ensinamentos da Igreja sobre a Doutrina Social?

Há cerca de 18 Ensinamentos Sociais na Igreja: 13 Encíclicas, 1 Carta Apostólica, 1 Constituição Pastoral, 2 Declarações do CVII e 1 Compêndio.

Como o DOCAT é diferente do YOUCAT?

O YOUCAT foi inspirado para oferecer o Catecismo da Igreja Católica numa linguagem jovem, acessível e dinâmica. O DOCAT, segue esse mesmo estilo, porém com a intenção de que o jovem compreenda e se aproxime do que a Igreja ensina em sua Doutrina Social. Em ambos os casos, trata-se de um esforço comum e participativo por parte dos jovens. O Cardeal Schonborn sempre nos diz: "Quando você faz algo para os jovens, tem que também fazer com os jovens." O Papa Francisco escreveu no prefácio do DOCAT: "É como que um manual de instruções que nos ajuda, com o Evangelho, em primeiro lugar, a transformarmo-nos a nós mesmos, depois a transformarmos o nosso ambiente mais próximo e, por fim, o mundo inteiro.” O subtítulo: O que fazer, (ou Como agir), indica que o DOCAT nos convida à ação, ao movimento. Nas palavras do Papa Francisco: "Esta Doutrina Social não em a sua origem neste ou naquele Papa ou neste ou naquele pensador. Ela brota do coração do Evangelho. Ela brota do próprio Jesus. Ele é em pessoa a Doutrina Social de Deus."

Quais são as principais partes do DOCAT?

Utilizando uma linguagem jovem, o DOCAT, que contém 328 perguntas e respostas, segue a mesma estrutura dos 12 Capítulos e as 3 partes do Compêndio da Doutrina Social, lançado em 2004 no pontificado de São João Paulo II. Os capítulos abordam temas como: o Amor, a Igreja e a Sociedade, a Pessoa Humana, os Princípios da Doutrina Social, a Família, o Trabalho humano, a Economia, a Comunidade política, a Comunidade internacional, o Meio ambiente, a Paz e a Prática da caridade. Além destes capítulos, há um desafiante prefácio feio pelo Papa Francisco e índices no final sobre nomes, referências de temas e abreviações.

O que é único no DOCAT?

O DOCAT segue o estilo, o designer gráfico e o layout de todos os livros da coleção YOUCAT, especialmente o “Catecismo Jovem”. Além de perguntas e respostas, em cada página, há citações bíblicas, citações de vários autores, citações dos ensinamentos da Igreja, explicações de conceitos e os famosos stickman. Também temos os números de parágrafos do Compêndio da DSI, do CIC e do YOUCAT a cada resposta para um entendimento mais aprofundado sobre o tema. Papa Francisco é citado cerca de 80 vezes. Como o YOUCAT, o DOCAT é também um livro com uma mensagem para uma civilização do amor. Pode-se dizer que a contribuição única do DOCAT é a referência dos ensinamentos da Igreja no final de cada capítulo sobre os temas discutidos nesse capítulo. Alguns capítulos incluem tópicos adicionais que são relevantes hoje, em forma de Digressão. As citações inclusas são de pessoas cristãs outras é verdade que não. Porque acredita-se que as contribuições de ambas podem estimular uma discussão sobre a verdade. As fotos que ilustram o DOCAT são de jovens de todo o mundo, selecionadas após um concurso de fotos sobre cada tema. Enquanto o YOUCAT é dominado pelas cores, amarelo e branco (a cor da Igreja Católica), o DOCAT é dominado pelo azul, a cor da fraternidade (de acordo com os editores).

O Papa Bento XVI afirma no Compêndio do Catecismo da Igreja Católica que o método PerguntaResposta envolve uma espiritualidade de diálogo entre discípulo e mestre. A ideia é repropor um diálogo ideal entre o mestre e o discípulo, através de uma série de perguntas incisivas que convidam o leitor a aprofundar-se na descoberta de aspectos sempre novos de sua fé. O formato dialógico também concorre também para abreviar notavelmente o texto, reduzindo-o ao essencial. Isso pode ajudar o leitor a compreender o conteúdo e, possivelmente, a memorizá- los também. O primeiro Catecismo da Igreja Católica em 1566 (Catecismo Romano) começou assim. Esta é a nossa tradição. O Compêndio do Catecismo da Igreja Católica (2005) e o YOUCAT (2011) seguiram a mesma espiritualidade conversacional. Agora, vem o DOCAT na mesma esteira que não é apenas um livro, mas um instrumento de formação que nos desafia a ser a Doutrina Social em movimento, como nos pediu o Papa Francisco. Ou seja, depois de dialogar com o livro, somos convidados a dialogar com o mundo por meio das Obras de Misericórdia, atos de Caridades e projetos sociais enraizados no Evangelho.

Onde Encontrar o DOCAT?

Baixe o aplicativo e adquira o livro digital ou compre o livro impresso na Loja Online.