Diocese do Rio Grande (RS) faz experiência com os símbolos da JMJ

Diocese do Rio Grande (RS) faz experiência com os símbolos da JMJ

rio_grande_bote_fe2

Os símbolos foram recebidos no Povo Novo, zona oeste da cidade, onde houve uma pequena caminhada. Logo após, os símbolos foram ao encontro dos jovens no presídio, na Rede de Comunidades São Lucas, e na FURG, com os jovens universitários. “Tive a oportunidade de com os meus, poder dizer, cantar e manifestar que no meu Cristo e na minha cruz, eu sou um jovem, cristão e feliz!” Disse o jovem Vinícius Lopes, articulador da diocese.

A acolhida oficial, conduzida pelo bispo Dom José Mário, aconteceu em frente a Catedral de São Pedro, o primeiro templo religioso construído no Rio Grande do Sul. Após a acolhida dos Símbolos, a diocese seguiu em procissão até o Santuário de N. Srª. de Fátima, que foi celebrada a missa em comemoração aos 25 anos do Movimento Jovens de Nazareth na Diocese do Rio Grande. No final da Celebração os jovens foram em caminhada pelas ruas da cidade até a Igreja N. Sr. do Bonfim, onde permanecaram em vigília com a Cruz Peregrina e o ícone Mariano. Para o Saymon, jovem do Movimento Eterna Semente “

A experiência de poder tocar na Cruz gerou um sentimento diferente, não só tocar nela mas também carregar em procissão. Foi algo muito emocionante.”

rio_grande_bote_fePela manhã, os Símbolos foram até o Mosteiro de São José e recebidos com muita alegria e emoção das irmãs carmelitas, em seguida foram levados até a Comunidade Terapêutica Vida Nova, tocando a realidade dos jovens em tratamento de dependências químicas. Na mesma manhã, a partir da Igreja Nossa Senhora do Carmo, foi realizada a Via-Sacra com as escolas católicas até o cais, onde a Cruz e o Ícone atravessaram de embarcação a Lagoa dos Patos, até a cidade de São José do Norte, “A experiência foi única e vai ficar marcada pra sempre, através da Cruz e do Ícone de Maria, pude ver toda a juventude de São José do Norte unida junto da comunidade, a alegria no rosto de todas as pessoas que fizeram parte desse grande momento! Acredito que não haverá outra experiência ou algo semelhante aqui em nossa cidade”, disse Helder, jovem do grupo de oração JUST, da comunidade Santa Rita de Cássia, São José do Norte.

No retorno a Rio Grande os Símbolos foram carregados à área de missão da Paróquia da N. Sr ª. do Carmo, onde a realidade da prostituição foi de encontro à Cruz Peregrina e ao Ícone. Após houve um momento de catequese, na Igreja N. Srª Auxiliadora, onde também foi celebrada uma missa de encerramento do Bote Fé Rio Grande, e envio dos Símbolos da JMJ. No final da missa, todos participaram do momento final, com show, pregação e contemplação dos Símbolos.

No final da noite, os símbolos foram entregues à diocese de Bagé (RS), para continuarem a tocar os jovens e trazer força e vitória para nossa juventude gaúcha. 

“Por onde a Cruz passa, tudo se renova.”

Diego Fernandez
Comunicação Setor Juventude da Diocese do Rio Grande

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email