Com o tema “Avançar para águas mais profundas”, Equipes de Jovens de Nossa Senhora realizam encontro nacional

Com o tema “Avançar para águas mais profundas”, Equipes de Jovens de Nossa Senhora realizam encontro nacional

ejns_encontro_nacional_maio_2015De 1º a 3 de maio de 2015, aconteceu em Lagoa Seca, região metropolitana de Campina Grande (PB), o 14º Encontro Nacional das Equipes de Jovens de Nossa Senhora (EJNS). O evento reuniu cerca de 360 “equipistas” de todo o Brasil, incluindo 21 casais acompanhadores e seis conselheiros espirituais, com o objetivo de fazerem uma experiência com o amor de Deus e para que, juntos, coloquem em prática as propostas das EJNS, através do intercâmbio de culturas, costumes, amizades e aprofundamento na fé.

O tema deste ano foi “Duc in altum”, frase em latim que significa “avançar para águas mais profundas”. A proposta do tema é para que os equipistas se lançem, cada vez mais, sejam íntimos de Deus em suas vidas e se abandonem à Sua vontade.

O primeiro dia de encontro foi dedicado ao reencontro de amigos de diferentes pontos do país e à Santa Missa de abertura do encontro presidida pelo bispo da diocese local, Dom Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap, que ressaltou a importância dos jovens buscarem o caminho de Cristo na realidade atual, além de se mostrar satisfeito com a realização desta edição do evento.

Na parte tarde, foi a vez do conselheiro espiritual do Secretariado Nacional, padre Sergio Santos, falar sobre o tema do retiro e sua origem. Seu principal direcionamento foi sobre a vivência como equipe e alertou para que os jovens não caiam na monotonia e se deixem surpreender por Deus, a cada dia.

Em seguida, aconteceu a oração do terço, acompanhado do testemunho da equipista, Beatriz Gonçalves. Ela relatou sobre o poder da oração sobre sua vida e de sua família.

Já no sábado, os participantes tiveram uma palestra sobre o papel de Maria com o antigo casal responsável da Super Região Brasil. Eles falaram sobre o “sim” de Maria e sua total entrega à vontade de Deus.

No mesmo dia, o Regional II conduziu uma dinâmica por meio da qual fez um paralelo entre a caminhada do equipista e o “barco” da vida de cada um, levando os jovens a refletirem sobre os momentos de desafios e a confiança necessária em Jesus Cristo. Já a noite, uma festa Junina, com música e comidas típicas da região, proporcionou aos participantes momentos de interação e o fortalecimento de amizades.

No último dia de encontro, domingo, 3, predominou o clima de despedida. A primeira colocação do dia foi uma palestra sobre o papel do jovem na família e, após a Missa de encerramento, os equipistas se despediram, trocaram contatos e marcaram visitas a outras cidades para rever os amigos. De acordo com os jovens de Nossa Senhora, a partir deste encontro, cada um pôde fortalecer a sua fé e dinamismo evangelizador para, assim, transmitir a mesma experiência a outros equipistas.

Por  Rafael Marinho – EJNS

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email