Bote Fé Passo Fundo é marcado pela empolgação e alegria dos jovens

Bote Fé Passo Fundo é marcado pela empolgação e alegria dos jovens

Após a acolhida dos grupos, um momento de espiritualidade com uma encenação chamou a atenção dos jovens para as ameaças que rondam a juventude, especialmente ligadas ao consumo de álcool e outras drogas e a perda da identidade cristã. Os jovens foram desafiados a buscar em Jesus a força para enfrentar estas pressões sociais e, a partir dos seus ensinamentos e valores, ter uma vivência saudável e feliz. Os participantes também refletiram sobre outros problemas percebidos atualmente, tais como a violência, o desemprego, a prostituição, a fome, o bullying, a educação precária, o sexo precoce e a falta de moradia.

O Arcebispo de Passo Fundo, Dom Antônio Carlos Altieri, destacou que os jovens não são o futuro da Igreja, mas são Igreja também n o presente e devem ocupar seu lugar nas comunidades. Destacou ainda a importância do jovem ser sujeito da própria história, não se deixando instrumentalizar e se tornar vítima do mundo consumista. Logo após, foi apresentado o histórico das Jornadas Mundiais da Juventude, fazendo uma retomada desde a origem do evento, passando por cada país em que foi realizado até chegar à preparação para a próxima edição, que acontece de 23 a 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro.

Durante toda a tarde aconteceram apresentações artísticas e momentos de espiritualidade em preparação à chegada dos símbolos, que saíram do Santuário de Caaró, na Diocese de Santo Ângelo, às 12h15min e chegaram ao Santuário de Aparecida, em Passo Fundo, às 16h. Os jovens foram recepcionar os símbolos no pórtico do santuário e os conduziram até o ginásio, onde puderam tocar e se emocionar na presença da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora.

A celebração eucarística reuniu um grande número de sacerdotes, além do arcebispo, Dom Altieri, do bispo auxiliar, Dom LiroVendelino Meurer, e dos bispos eméritos, Dom Ercílio Simon e Dom Urbano Allgayer. Em diversos momentos,m os jovens foram convocados a assumir seu protagonismo no mundo e, especialmente, na Igreja, levando seu modo de ser, criatividade e entusiasmo para animar a caminhada das comunidades. Dom Altieri também chamou a atenção para a necessidade de cada um assumir seu compromisso vocacional, seja no matrimônio e na constituição de famílias inspiradas no projeto de Jesus Cristo ou também na completa doação, através da vida religiosa e sacerdotal.

Após a celebração, os símbolos seguiram em procissão até a Catedral Nossa Senhora Aparecida, numa caminhada de 7 Km. No trajeto, os jovens foram rezaram, cantafam e refletiram sobre a realidade que vivem hoje e as possibilidades que possuem de superar desafios, principalmente através da organização em grupos e da vivência comunitária. No centro da cidade, foi realizado um gesto que emocionou os moradores, quando os jovens foram motivados a desejar a paz de Cristo para todos que estavam nas calçadas e rua. A caminhada, animada por um trio elétrico, terminou na entrada da Catedral, onde um grande grupo aguardava a chegada dos símbolos. Em seguida, durante toda a madrugada, diferentes grupos de movimentos católicos se revezaram em vigília junto aos símbolos.

Por Setor Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo

Edição: Gracielle Reis

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email